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dc.contributor.authorBRASILEIRO, Ariel Roxany da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-17T11:18:00Z-
dc.date.available2022-05-17T11:18:00Z-
dc.date.issued2020-08-25-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26787-
dc.descriptionBRASILEIRO, A. R. S. Implantação de um espaço eco pedagógico na Escola Municipal José Marques de Oliveira em Lagoa Seca – PB.. 17p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2020. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractAs questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade e é essencial ao processos educativos dos sujeitos. Quando se observa experiências interativas entre crianças e a natureza e o contato sensorial direto, percebe-se de modo eficiente a relação afetiva e sensível da criança com o meio ambiente. Ciente disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma pratica de educação ambiental na Escola José Marques de Oliveira, na cidade de Lagoa Seca -PB, a partir de trocas de saberes empíricos e tradicionais com alunos e professores de ensino infantil. O trabalho se deu através de rodas de conversas e práticas, dinâmicas, em que enfatizamos a importância da produção de alimentos e atitudes sustentáveis e o incentivo as práticas agricultáveis da agroecologia. Foi apresentado vários vídeos sobre reutilização de alimentos, produtos recicláveis e os 5 R’s Além de apresentar para essas crianças as práticas da permacultura, onde as crianças colocaram em pratica todo o conhecimento adquirido, por meio de oficinas de criação de horta, compostos orgânicos e um ambiente de estudo fora de sala de aula. Proporcionando assim, a diversificação das aulas em um ambiente diferenciado e aberto permitindo que as aulas tivessem maior rendimento e assimilação, além de proporcionar um certo senso de responsabilidade ambiental. O estudo buscou além de partilhar o conhecimento e a trocas de saberes empíricos e tradicionais significativos, que com o desenvolvimento da prática podemos proporcionar uma maior interação entre professores do ensino infantil com técnicas de aprendizado de modo amplo, construindo conceitos aos personagens do futuro. Além disso, a diversificação das aulas em um ambiente diferenciado e aberto permitiu que as aulas tivessem maior rendimento e assimilação, além de proporcionar um certo senso de responsabilidade ambientalpt_BR
dc.description.sponsorshipAlexandre Costa Leãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.titleImplantação de um espaço eco pedagógico na Escola Municipal José Marques de Oliveira em Lagoa Seca – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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