Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/268
Título: Dança do ventre em Campina Grande – PB: revelações sobre o início de sua história
Autor(es): Araújo, Jéssica Fernandes
Palavras-chave: Dança do ventre
História da dança
Manifestação cultural
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: Este trabalho apresenta revelações iniciais da trajetória da dança do ventre em Campina Grande-PB que compõe o estudo A história da dança do ventre em Campina Grande-PB, ainda não concluído. O objetivo foi identificar e analisar a chegada dessa dança nesta cidade. A relevância do trabalho revela-se na constituição do estudo como acervo aos professores que tratam a dança na escola focalizando a cultura local, bem como, aponta a necessidade da valorização das memórias da dança como inspiradoras para políticas públicas. A pesquisa qualitativa do tipo documental teve como grupo investigado professores de escolas de dança ou de centros culturais de administração pública que oferecem Dança do Ventre em Campina Grande. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. As fontes de dados foram documentos pessoais impressos (fotografias, certificados de curso, reportagens em jornais) das participantes. A dança do ventre chega a Campina Grande através da Professora Luciana Brito que aprende a dança e passa a ensiná-la numa sala de apartamento. Aos poucos, vencendo desafios, sobretudo do preconceito, a dança chega às escolas de dança. Percebe-se também a resignificação dessa dança em Campina Grande, inicialmente tinha de uma prática corporal como forma de desenvolvimento da sensualidade feminina, depois um entretenimento em bares e restaurantes da cidade e na atualidade, como uma expressão artística que constituiu sua plateia. O estudo percebe a Dança do Ventre como uma manifestação da cultura campinense por mais que isso choque os defensores de uma cultura “pura”, genuinamente nordestina.
Descrição: ARAÚJO, J. F. Dança do ventre em Campina Grande – PB: revelações sobre o início de sua história. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/268
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Fernandes Araújo.pdfJéssica Fernandes Araújo936.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.