Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26808
Título: A contribuição das casas de acolhimento no preparo do jovem para reinserção autônoma da vida em sociedade: desafios e possibilidades
Autor(es): Souza, Cassandra Bezerra de Moura
Palavras-chave: Criança e Adolescente
Acolhimento Institucional
Maioridade Penal
Trabalho Socioeducativo
Serviço social
Data do documento: 30-Ago-2021
Série/Relatório no.: ;362.7
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é fruto da experiência de estágio obrigatório em Serviço Social realizada na Casa da Esperança II, no município de Campina Grande (PB), no período de 11/05/2017 a 27/05/2018. O objetivo deste estudo é refletir sobre a preparação dos jovens em acolhimento institucional para o momento de desligamento, realidade daqueles que não foram reintegrados à família de origem, nem foram inseridos em famílias substitutas, e avaliar o papel desse serviço para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social, bem como as estratégias utilizadas no atendimento dessa demanda. Na construção deste trabalho, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, além do estudo de caso da situação de duas irmãs acolhidas na Casa da Esperança II. Os resultados do estudo nos mostram que excepcionalidade e transitoriedade, que são características desta política pública, nem sempre podem se materializar, em virtude da fragilidade dos vínculos familiares e das condições objetivas e subjetivas de vida das famílias. Essa realidade traz à tona o importante papel que as instituições de acolhimento assumem nesse contexto, passando a atuar como um agente essencial no preparo do jovem para sua vida futura em sociedade de forma autônoma.
Descrição: SOUZA, Cassandra Bezerra de Moura. A contribuição das casas de acolhimento no preparo do jovem para reinserção autônoma da vida em sociedade: desafios e possibilidades. 2021. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26808
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cassandra Bezerra de Moura Souza.pdf557.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf391.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.