Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26815
Título: O trabalho de jornalistas nas mídias sociais: um redirecionamento para a influência digital
Autor(es): Donato, Ingrid Soares
Palavras-chave: Jornalistas
Influenciadores digitais
Redes sociais
Instagram
Data do documento: 24-Mar-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este artigo busca analisar, dentro de uma perspectiva teórica, o "redirecionamento" de jornalistas dos meios de comunicação tradicionais para as mídias sociais, atuando, como a hipótese que defendemos, como "influenciadores digitais". Observamos que com o avanço da tecnologia, a popularização da internet e as redes sociais, a imagem clássica transmitida pelos jornalistas passou por transformações, tanto nos processos de visibilidade da informação quanto nas práticas adotadas pelos profissionais no dia a dia para trazer mais destaque ao trabalho jornalístico. Acreditamos que com a digitalização dos meios, novas profissões nasceram, e, o espaço jornalístico, que vive um processo de reconfiguração, passou a apostar mais na publicidade, no marketing e também no segmento nativo das redes sociais - os “influenciadores digitais”. A intenção do estudo é analisar três perfis de jornalistas paraibanos que já atuam numa perspectiva de influenciadores digitais, e a partir disso, compreender os motivos que os levaram a iniciar essa mudança de comportamento dentro do mercado da comunicação e do jornalismo. Nesta discussão também levantamos outros pontos: Quais são as transformações no campo da comunicação? E de que maneira isso pode afetar o jornalismo tradicional? Utilizamos como metodologia a análise de conteúdo, empregada diretamente ao Instagram Stories dos três perfis. Vale frisar que dentre os perfis analisados temos a representação daquele que já fez a migração para o ambiente digital quanto os que ainda ocupam dois espaços simultaneamente: mídia tradicional e redes sociais. Além disso, como suporte para a pesquisa, realizamos entrevistas com os três jornalistas, a fim de esclarecermos questões mais complexas desse movimento de redirecionamento da carreira de jornalista para influenciador digital.
Descrição: DONATO, I. S. O trabalho de jornalistas nas mídias sociais: um redirecionamento para a influência digital. 2022, 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26815
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Soares.pdfPDF - Ingrid Soares10.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito109.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.