Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26827
Título: A construção da identidade e o enfrentamento do medo em Raul da ferragem azul, de Ana Maria Machado
Autor(es): Cunha, Diana Gomes da
Palavras-chave: Raul da ferrugem azul
Ana Maria Machado
Medo
Identidade
Data do documento: 16-Mai-2022
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a narrativa Raul da Ferrugem Azul, de Ana Maria Machado (1979), centrando-se no estudo analítico de seus personagens principais, buscando, num segundo momento, identificar e apontar as fragilidades do personagem Raul, dentre elas o medo de encarar situações novas, metaforizadas na narrativa pela ferrugem que comparece no seu corpo toda vez que determinada situação o convoca a tomar uma atitude e ele não consegue enfrentar. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a experiência de Raul pode ser a de muitas crianças que passam pelas dificuldades que o protagonista enfrenta ao longo da narrativa. A análise da obra nos possibilita afirmar que muitos leitores poderão se identificar com as vivências do menino que se transforma ao longo da história e amadurece, graças ao contato com os amigos que faz no decorrer do enredo, tanto crianças quanto adultos, os quais se mostram indispensáveis para a construção da identidade de Raul. Trata-se de um estudo bibliográfico, que buscou aporte teórico em trabalhos como os de Abramovich (1997), Cunha (2003), Palo (2003), Lajolo (2004), Aguiar (2009), Andrade (2010), Ávila (2018), Azevedo, (2020), Vecchi, (2020). A análise conclui que a leitura de narrativas como Raul da Ferrugem Azul pode contribuir para a formação de leitores, devido seu caráter lúdico e, ao mesmo tempo, reflexivo.
Descrição: CUNHA, Diana Gomes da. A construção da identidade e o enfrentamento do medo em Raul da ferragem azul, de Ana Maria Machado. 2022. 29 p.Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26827
ISSN: CDD B869.3
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana Gomes da CunhaPDF - Diana Gomes da Cunha391.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito66.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.