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dc.contributor.authorSouza, Raviher Matheus Barbosa Cavalcante de-
dc.date.accessioned2022-05-18T13:23:39Z-
dc.date.available2022-05-18T13:23:39Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.otherCDD 657.46-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26830-
dc.descriptionSOUZA, Raviher Matheus Barbosa Cavalcante de. Uma análise do comportamento do ICMS sobre o PMPF nos estados brasileiros entre os anos de 2019 a 2021. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA economia tem sido afetada negativamente com as oscilações causadas devido aos impactos sofridos ao longo dos anos, como por exemplo a última crise de 2020 que afetou os preços dos barris de petróleo, consequências dos acordos internacionais de mercado, juntamente com o início da pandemia de COVID-19. Cenário esse que interfere no desenvolvimento econômico nacional e global, visto as consequências causadas com a interferência nos valores dessa commodity, o preço dos combustíveis é o mais afetado. Entre o período de 2019 e 2021 o mercado brasileiro tem se deparado com uma alta gradativa no preço da gasolina, e além dos fatores econômicos, um dos principais alvos para justificar esse aumento estaria presente nos tributos que refletem sobre o preço final, mais precisamente o ICMS. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o comportamento da incidência do ICMS e o seu reflexo sobre o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final-PMPF nos estados brasileiros no intervalo entre 2019 e 2021. Sendo utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, foram recolhidos e analisados todos os dados e informativos referentes às arrecadações de ICMS realizadas nos estados brasileiros sobre o preço da gasolina disponibilizados pela Confaz, como também, os Atos Cotepe com os dados referidos ao PMPF. Com isso, a partir dos dados obtidos foi possível analisar que no intervalo de tempo analisado, o preço final da gasolina apresentou um aumento considerável em relação aos dados iniciais, mesmo em meio aos impactos e a recessão frente a uma pandemia que estagnou o mercado por um período de tempo. Outro fator é que a arrecadação dos estados continuou subindo, e com isso, foi possível verificar que a partir do início de 2021 o ICMS sobre o preço da gasolina, em termos monetários, acabou disparando, chegando à marca de R$1,78 do imposto sobre o litro da gasolina, valor esse que acomete um percentual de aumento que chega a 47% em relação ao primeiro valor observado em janeiro de 2019 que era de R$1,21. Desta forma é possível concluir que o ICMS apresentou um aumento elevado em seu valor monetário, representando boa parte da parcela que constitui o preço final desse combustível, mas que esse aumento é justificável considerando que o tributo incidente é afetado pelos custos de produção levado ao mercado pela Petrobras na distribuição do produto, e o aumento desses custos eleva o valor do tributo que é cobrado ao final da cadeia de consumo, elevando o PMPF.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. José Elinilton Cruz de Menezespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectImposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMSpt_BR
dc.subjectComercialização de petróleopt_BR
dc.subjectPreço de combustíveispt_BR
dc.subjectImpactos socioeconômicospt_BR
dc.titleUma análise do comportamento do ICMS sobre o PMPF nos estados brasileiros entre os anos de 2019 a 2021pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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