Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26848
Título: Geografia da saúde: a pandemia da Covid-19 no município de Congo, Cariri/Paraibano
Autor(es): Oliveira, Maria do Carmo de
Palavras-chave: Geografia
Saúde
Covid-19
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: Do início de 2020 até agora, o tema saúde tem sido discutido mundialmente em decorrência da pandemia da Covid-19. No Brasil, o primeiro caso confirmado de infecção por Covid-19 foi registrado em São Paulo, no dia 26 de fevereiro de 2020. Já no município de Congo, no cariri paraibano, de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde, o primeiro caso da doença foi registrado em 17 de abril de 2020. Os dados resultantes deste trabalho foram coletados na Secretaria Municipal de Saúde de Congo/PB, através de relatórios semanais. As questões centrais da nossa pesquisa são, a saber: quais estratégias de enfrentamento à pandemia a cidade de Congo adotou? E como as estratégias adotadas ajudam a suavizar as dificuldades estruturais do município? Para responder tais questões nos embasamos em documentos dos órgãos de saúde, informações coletadas junto a Secretaria de Saúde do município e referencial teórico. O principal objetivo deste trabalho é analisar as estratégias adotadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, no município de Congo, no cariri paraibano. Para alcançar este objetivo traçamos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar a quantidade de casos do novo coronavírus (confirmados e descartados) no município; b) Acompanhar o cronograma de vacinação; c) Verificar a incorporação de estratégias ou tecnologias que possam viabilizar as ações de combate a Covid-19 no Congo, levando em consideração a realidade local. A pandemia da Covid-19 é uma crise de saúde no sentido mais essencial do termo, e a Geografia da Saúde tende a potencializar os subsídios da geografia ao abordar o conceito – de saúde – enquanto representação do espaço vivido, ou seja, em seu sentido geográfico. Em suma, a Geografia da Saúde é de extrema importância, pois a pandemia também é um problema geográfico e existe a necessidade de georreferenciar, de avaliar a espacialidade dos casos confirmados, suspeitos, descartados, curados e as vidas perdidas. Palavras-Chave: Geografia da Saúde; Covid-19; Congo-PB.
Descrição: OLIVEIRA, Maria do Carmo de. Geografia da saúde: a pandemia da Covid-19 no município de Congo, Cariri Paraibano / Maria do Carmo de Oliveira. 37p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande , 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26848
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Carmo de Oliveira.pdfPDF - Maria do Carmo de Oliveira1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito296.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.