Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26856
Título: O lado obscuro do puritanismo: Arthur Dimmesdale como modelo de moralidade, em The Scarlet Letter
Autor(es): Silva, Camilla Thaís Santos
Palavras-chave: A letra escarlate
Puritanismo
Pecado
Adultério
Nathaniel Hawthorne
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho objetiva estudar o lado sombrio do Puritanismo, por meio de uma análise com foco na figura de Arthur Dimmesdale, no romance The Scarlet Letter, de Nathaniel Hawthorne. Através de uma pesquisa bibliográfica e do estudo analítico da narrativa, observamos os efeitos do contexto religioso causados na vida dos personagens, enfatizando a maneira como Arthur lida com o seu pecado. Além disso, procuramos entender a postura que ele mantém diante da sociedade, em contraste com Hester que busca por liberdade e respeitabilidade entre os colonos de Massachusetts. Também nos interessa compreender até onde ele é capaz de sustentar uma vida dupla, uma vez que ele é consumido por sua própria impotência, fugindo para morte e entregando sua alma para o julgamento como forma de abandono na misericórdia divina. Para o corrente estudo, utilizamos como aportes teóricos, estudos de Kathryn Vanspanckeren (1994), Rosália Maria Carvalho Mourão (2018), Carlos Azevedo (2020), Leland Person (2007), Parvin Ghasemi (2009), Anderson Soares Gomes (2009) e outros.
Descrição: SILVA, C. T. S. O lado obscuro do puritanismo: Arthur Dimmesdale como modelo de moralidade, em The Scarlet Letter. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26856
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilla Thaís Santos SilvaPDF - Camilla Thaís Santos Silva559.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito86.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.