Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26857
Título: A Importância da releitura nos contos de fadas: diálogo entre Charles Perrault e Pedro Bandeira
Autor(es): Ferreira, Fabiana Paulo
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Contos de fadas
Releituras
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a importância das releituras dos Contos de Fadas tradicionais, através do texto Um par de tênis novinho em folha(2000) de Pedro Bandeira, no qual, segundo esta investigação, se apresenta como uma releitura moderna de Cinderela, versão de Charles Perrault. Para tanto, focamos na relevância que a literatura infantil e juvenil proporciona na vida de cada leitor, visto que colabora para o desenvolvimento educacional, emocional e psicológico da criança e do jovem. O estudo comparado, aqui apresentado, evidencia a atualização e a ressignificação dessas narrativas para o contexto atual. A releitura dos contos de fadas promove ao jovem leitor uma imersão ao mundo literário, plasmado em sua realidade, com isso incorpora ao texto literário clássico um continuum de significações. Nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, onde nos embasamos nos Regina Zilberman e Ligia Cademartori Magalhães (2006), Nelly Novaes Coelho (2000), Tereza Colomer (2017) dentre outros.
Descrição: FERREIRA, F. P. A Importância da releitura nos contos de fadas: diálogo entre Charles Perrault e Pedro Bandeira. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26857
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Paulo FerreiraPDF - Fabiana Paulo Ferreira753.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito618.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.