Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26873
Título: Benefícios das práticas integrativas e complementares no trabalho de parto: revisão integrativa
Autor(es): Farias, Leonora Albuquerque de Oliveira
Palavras-chave: Terapias complementares
Parto
Trabalho de parto
Enfermagem
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: As Práticas Integrativas e Complementares são apresentadas como métodos terapêuticos não convencionais, de baixo custo e não invasivo por diversos grupos sociais, perpassando de geração a geração. A ciência das práticas integrativas no cuidado e sua utilização pelos enfermeiros obstetras sugere máxima capacidade de humanização, proporcionando um olhar holístico sobre o cuidar da parturiente. O objetivo desta pesquisa é descrever os benefícios das práticas integrativas e complementares no trabalho de parto. Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa. Os critérios de inclusão são artigos publicados nos últimos 5 anos, completos que atenderam a pergunta norteadora do estudo e de língua portuguesa. Já os critérios de exclusão basearam-se nos artigos em duplicata e que não atendem ao objetivo pré-definido para o presente trabalho. Inicialmente, foram encontrados 96 trabalhos, depois da aplicação dos critérios de inclusão 6 artigos foram incluídos no estudo, abordando os benefícios das PICS no trabalho de parto. Mediante as evidencias cientificas, mesmo que em fase inicial, pode-se inferir que as PICS possuem benefícios e eficácia no controle da dor, da ansiedade e estresse no trabalho de parto, proporcionando o bem-estar da parturiente.
Descrição: FARIAS, Leonora Albuquerque de Oliveira. Benefícios das práticas integrativas e complementares no trabalho de parto: revisão integrativa. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26873
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonora Albuquerque de Oliveira FariasPDF - Leonora Albuquerque de Oliveira Farias489.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito583.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.