Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26882
Título: O impacto da exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS: um estudo de caso em uma empresa do ramo de comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho
Autor(es): Garcia, Niccollas Ramon Carvalho de Souza
Palavras-chave: Base de cálculo
Receita bruta
PIS e COFINS
ICMS
Carga tributária bruta
Empresa varejista
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: Há tempos vem se discutindo a definição exata da receita bruta, pois ela teria o poder de alterar vários aspectos, entre eles, a base de cálculo das contribuições PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) na qual, a problemática do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) integra o cálculo dessas contribuições. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS em uma empresa do ramo de comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho situada no município de Campina Grande, Paraíba, tributada pelo lucro presumido. Para atingir esse objetivo, foi utilizado um estudo de caso documental, abordado de forma qualitativa e descritiva. Através de um comparativo das apurações dos anos de 2020 e 2021, analisando todos os pontos que possam modificar a apuração dessas contribuições, foi possível verificar que houve uma diminuição na carga tributária da empresa ora estudada, alterando assim a despesa tributária dos produtos revendidos e influenciando no resultado final da empresa.
Descrição: GARCIA, Niccollas Ramon Carvalho de Souza. O impacto da exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS: um estudo de caso em uma empresa do ramo de comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26882
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Niccollas Carvalho de S. Garcia.PDF.pdfNiccollas Carvalho de S. Garcia-PDF1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito535.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.