Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26888
Título: A política de segurança pública brasileira na contemporaneidade: reflexões acerca da Política de Segurança Pública do Estado da Paraíba
Autor(es): Gonçalves, Mariana Gabrielly Alves
Palavras-chave: Segurança pública
Encarceramento
Questão social
Serviço social
Data do documento: 7-Abr-2022
Série/Relatório no.: 361.61
Resumo: A Segurança Pública no Brasil tem suas origens na formação sócio-histórica e político-cultural do país que, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança nacional, historicamente se identifica a adoção de políticas para este setor com foco na repressão e na punição, que tem no uso massivo da prisão a sua face mais expressiva e significativa, para tanto, os acontecimentos históricos e políticos ocorridos no país por volta da década de 1970 trouxeram alguns desdobramentos significativos para a referida política. Este trabalho objetiva compreender a configuração da Política Nacional de Segurança Pública na contemporaneidade e tecer algumas reflexões acerca da Política de Segurança Pública do Estado da Paraíba, sendo assim, intencionou também sistematizar os principais marcos da supracitada política no contexto pós-constituinte, o que contribuiu com a aproximação do tema e com o processo investigativo. Trata-se de um estudo exploratório de natureza quali-quantitativa, no qual fizemos uso da revisão de literatura sobre o tema abordado; documental, dos dados disponibilizados eletronicamente pelos órgãos que compõem a Segurança Pública, a partir de uma perspectiva analítico- crítica. Os resultados mostraram que a Segurança Pública do Estado da Paraíba segue a tendência nacional, com unidades prisionais superlotadas, que não atendem as especificidades da Lei de Execução Penal e um alto índice de aprisionamento, isto alinhado a uma política de metas, onde o objetivo principal está voltado para a promoção da sensação de segurança e a produtividade policial, tendo em vista que, no Estado, existem leis/ projetos que visam a bonificação por trabalho executado.
Descrição: GONÇALVES, Mariana Gabrielly Alves. A política de segurança pública brasileira na contemporaneidade: reflexões acerca da Política de Segurança Pública do Estado da Paraíba. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26888
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Gabrielly Alves Gonçalves.pdfPDF - Mariana Gabrielly Alves Gonçalves378.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito75.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.