Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26896
Título: Caminhos para a promoção da igualdade social no Centro de Humanidades da UEPB: um estudo a cerca do programa Bolsa Manutenção para alunos em situação de vulnerabilidade econômica
Autor(es): Silva, Edileuza Ricardo da
Palavras-chave: Fomento escolar
Bolsa Manutenção
Ensino superior
Data do documento: 8-Set-2021
Resumo: RESUMO: Este texto apresenta uma reflexão sobre a importância do Programa Bolsa Manutenção para os alunos universitários que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica. Teve como objetivo investigar o processo de promoção de igualdade social dos alunos em situação de vulnerabilidade econômica do campus III da UEPB a partir da política de assistência estudantil ofertada por essa Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão. Esta pesquisa vem trazer a público a realidade de alguns discentes que necessitam do auxílio universitário para custear seus gastos enquanto estão estudando e buscam serem contemplados com as bolsas estudantis que favorecem a permanência dos alunos nas universidades. Trata-se de um estudo de caso, que teve como sujeitos da investigação os discentes contemplados com a bolsa manutenção regida pela Resolução da Pró Reitoria de Ensino 0283/2019. O artigo faz inicialmente uma breve retrospectiva do ensino superior no Brasil. Em seguida destacamos a política de assistência ao estudante universitário. No terceiro momento apresentamos os resultados de nossa pesquisa junto aos alunos que são beneficiários do referido programa. Concluímos com uma análise da pesquisa realizada. Como parceiros teóricos dessa empreitada contamos com Gil (1999), Antunha (1974), Castelo Branco (2005), entre outros. Como resultado da pesquisa realizada destacamos que a distribuição dos auxílios estudantis para alunos que não possuem condições financeiras para se manterem é uma das possíveis contribuições que ajudarão a promover a igualdade social dentro dos campi universitários, bem como na sociedade geral.
Descrição: SILVA, E. R. Caminhos para a promoção da igualdade social no Centro de Humanidades da UEPB: um estudo a cerca do programa Bolsa Manutenção para alunos em situação de vulnerabilidade econômica. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26896
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edileuza Ricardo da SilvaPDF - Edileuza Ricardo da Silva516.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito546.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.