Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26898
Título: Manifestações bucais e abordagem odontológica preventiva no atendimento do paciente com doença renal crônica
Autor(es): Batista, Ana Clara Silva
Palavras-chave: Doenal renal.
Odontologia.
Manifestações bucais.
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: Introdução: A doença renal crônica é uma problemática de saúde pública mundial importante e em constante crescimento. Está associada a uma considerada diminuição da qualidade de vida e ao aumento das Doenças e agravos não transmissíveis (DANT) e da mortalidade. É caracterizada como sendo uma deterioração progressiva e crônica do rim, a doença acontece quando suas unidades funcionais, os néfrons, tornam-se incapazes de realizar a função de filtração dos líquidos do corpo, comprometendo a hemostasia do organismo. Objetivo: Evidenciar as principais manifestações bucais que acometem pacientes com insuficiência renal crônica e os cuidados odontológicos preventivos para o atendimento destes. Metodologia: Para isso, o estudo foi composto por uma revisão de literatura, com levantamento bibliográfico de artigos científicos originais e de revisão indexados na base de dados PubMed/Medline, Lilacs, Google Acadêmico e Scielo, publicados no período de 2011 a 2021. Os trabalhos foram selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão. Resultados e Discussão: Através desse estudo, foi visto que dentre as manifestações bucais, a literatura aponta a xerostomia, a alteração na percepção do paladar e alterações periodontais como gengivite e presença de cálculo como as mais prevalentes, apesar disso, os estudos mostram uma baixa procura destes por atendimentos odontológicos. Considerações Finais: Assim, o conhecimento claro sobre a doença renal crônica e a correta interpretação das suas repercussões bucais permite ao cirurgião um maior entendimento sobre o tema, bem como suas etiologias e possibilidades terapêuticas.
Descrição: BATISTA, Ana Clara Silva. Manifestações bucais e abordagem odontológica preventiva no atendimento do paciente com doença renal crônica. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26898
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Clara Silva Batista.pdfPDF - Ana Clara Silva Batista.pdf500.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito68.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.