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dc.contributor.authorAlencar, Alisson Clauber Mendes de-
dc.date.accessioned2013-12-06T14:57:10Z-
dc.date.available2013-12-06T14:57:10Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2689-
dc.descriptionALENCAR, A. C. M. de. A importância da categoria paisagem na geografia escolar: uma análise fenomenológica das paisagens urbanas da cidade de Campina Grande – PB. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou como a paisagem geográfica da cidade de Campina Grande – PB, utilizada como um recurso metodológico pelo professor de Geografia pode vir a promover uma aprendizagem significativa de categorias da Ciência Geográfica. Para tanto, parte-se das materializações urbanas espacializadas e especializadas que compõem o mosaico paisagístico da cidade supracitada. A partir de tais proposições, este estudo possui como objetivo norteador demonstrar a importância da categoria paisagem na Geografia Escolar, tendo como recorte espacial para exemplificações a cidade de Campina Grande. Partindo deste, tem-se como objetivos subsequentes estabelecer correlações dos elementos do passado com os do presente e do local com o global, a partir de metodologias e recursos que proporcionem uma maior aproximação da teoria com o que é vivenciado no cotidiano dos discentes. Este estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, correlacionado com uma fundamentação teórica na qual foram contempladas as perspectivas de alguns teóricos e estudiosos que abordam as seguintes questões ou temáticas: a Prática de Ensino em Geografia, a Categoria Geográfica Paisagem e o método fenomenológico. Para tanto foram utilizadas as obras de Merleau-Ponty (1999), Relph (1979), Serpa (2007), Maciel (2001), Besse (2006) e Christofoletti (1985), dentre outras não menos importantes. Defendese, a partir destes apontamentos, o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem que considerem, no momento de suas aplicações, o estudante como agente participativo destes procedimentos, e não apenas como um mero receptador de informações. É importante que no processo de construção do conhecimento por parte dos educandos, o professor desfrute do que faz parte do cotidiano dos mesmos, a cidade e suas múltiplas paisagens, e os estimulem a pensar e ler de forma crítica o mundo metamórfico que se materializa cotidianamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Daniel Campos Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Geografiapt_BR
dc.subjectPaisagem Geográficapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.titleA importância da categoria paisagem na geografia escolar: uma análise fenomenológica das paisagens urbanas da cidade de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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