Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26903
Título: A (des)construção moderna do eu: sobre a emergência, a crise e a reorientação da subjetividade
Autor(es): Dantas, Thiago Holanda
Palavras-chave: Subjetividade moderna
Crise de identidade
Individualidade
Data do documento: 16-Dez-2021
Resumo: Este presente trabalho tem por objetivo analisar a construção da subjetividade moderna, sua desconstrução e por fim, sua reorientação para uma individualidade integrada. Para nós, importa considerar, principalmente, a noção da atomização do sujeito na modernidade e os resultados desse processo, como sua autonomia, liberdade e alienação sem precedentes. Temos como hipótese principal a criação da ideia do sujeito nesse período, não havendo a mesma ideia de subjetividade em épocas anteriores. Para tanto, busca-se uma abordagem histórico-filosófica, primeiramente, fazendo uma breve contextualização histórica sobre a gênese da noção de indivíduo da antiguidade até a modernidade. Em seguida, com o auxílio do pensamento de alguns autores que analisam esse fenômeno, dos quais destacamos Descartes, Kant, Nietzsche e Taylor, dentre outros, veremos o desenvolvimento da noção do sujeito moderno, seu questionamento e uma hipótese para a solução da crise de identidade do sujeito contemporâneo.
Descrição: DANTAS, T. H. A (des)construção moderna do eu: sobre a emergência, a crise e a reorientação da subjetividade. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26903
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Holanda Dantas.pdfPDF - Thiago Holanda Dantas1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO - TCC.pdfPDF - Termo de Depósito482.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.