Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26910
Título: Gênero e Educação: abordagens no ensino de matemática
Autor(es): Araújo, Amanda Lima
Palavras-chave: Ensino da matemática
Matemática - Função social
Gênero
Mulheres
Data do documento: 14-Mai-2022
Resumo: As questões de gênero atravessam as práticas escolares, fabricando meninos e meninas em relações de desigualdade. A matemática é um instrumento humano desenvolvido e utilizado na solução de diversos problemas sociais, inclusive os de gênero. Os modelos matemáticos são aplicados em decisões políticas, administrativas e técnicas. Porém o ensino de matemática acontece distante de sua origem e real aplicação, ao contrário do que deveria ser. O objetivo geral deste trabalho foi buscar na literatura propostas de abordagens dos problemas de gênero no ensino de matemática. Os objetivos específicos foram discutir o conceito de gênero e como eles são produzidos por meio de práticas discursivas; entender a função social do ensino de matemática como um instrumento de manutenção ou transformação social; mapear nos documentos que regulamentam a educação brasileira a abordagem dada aos problemas sociais e de gênero no ensino de matemática. Realizamos uma pesquisa bibliográfica documental exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizamos elementos da análise de conteúdo para análise dos dados. Buscamos em dois repositórios científicos, o Scielo e o Portal de Periódicos CAPEs, artigos publicados em língua portuguesa os quais abordam, de alguma maneira, questões de gênero e educação matemática. Selecionamos 18 artigos, dentre os quais encontramos um que apresenta uma proposta metodológica desenvolvida em aulas de matemática. Percebemos que dentre os autores de tais artigos, a maioria é composta por mulheres. Também observamos que a quantidade de publicações sobre o tema tem crescido consideravelmente a cada década, indicando um aumento do interesse na temática.
Descrição: ARAÚJO, A. L. Gênero e Educação: abordagens no ensino de matemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26910
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Lima Araújo.pdfPDF - Amanda Lima Araújo451 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito225.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.