Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26911
Título: Trigonometria no triângulo retângulo: abordagem didática no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Ianca Mikelly Farias da
Palavras-chave: Educação matemática
Ensino-aprendizagem
Trigonometria
Aprendizagem significativa
Data do documento: 17-Mai-2022
Resumo: A matemática geralmente é vista como uma matéria de difícil compreensão, entretanto, essa área do conhecimento é de extrema importância para a sociedade como todo, visto que, ela tem contribuições nos mais diversos âmbitos, seja social, cultural ou profissional. A aproximação com o ensino na Educação Básica nos permitiu observar as dificuldades que os alunos têm com a matemática, em especial quando abordamos o conteúdo da trigonometria, não apresentavam domínio dos conhecimentos prévios necessários para o estudo deste conteúdo. Sendo assim, traçamos como objetivo geral desta pesquisa investigar o processo de ensino-aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo através de uma intervenção pedagógica com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto aos objetivos específicos, buscamos mapear metodologias consideradas alternativas no processo de ensino e aprendizagem da trigonometria, bem como compreender as principais definições da trigonometria no triângulo retângulo e atribuir significado ao conhecimento matemático dos alunos acerca dos conceitos trigonométricos aplicados em situações cotidianas através de contribuições da aprendizagem significativa crítica. O caminho metodológico adotado para a pesquisa foi elaborado com base nas caraterísticas de um estudo bibliográfico e de caso, em que a análise dos dados tem como base uma abordagem qualitativa de pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi uma sequência didática do conteúdo matemático aplicada em 08 encontros com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental do Município de Areia de Baraúnas-PB, composta por 17 alunos dos quais apenas 05 devolveram a sequência didática. Os resultados obtidos com a aplicação da pesquisa mostram que o ensino-aprendizagem da trigonometria quando ancorado na perspectiva de demonstrar a sua aplicabilidade em situações do cotidiano, bem como na construção do passo a passo de seus conceitos, resulta em uma aprendizagem significativa ao discente. O mapeamento pedagógico realizado nesta pesquisa revelou importantes abordagens metodológicas que o professor pode desenvolver no processo de ensino e aprendizagem da trigonometria para amenizar os problemas dessa área do conhecimento matemático.
Descrição: COSTA, I. M. F. Trigonometria no triângulo retângulo: abordagem didática no 9º ano do ensino fundamental. 2022. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26911
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianca Mikelly Farias da Costa.pdfPDF - Ianca Mikelly Farias da costa955.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de depósito46.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.