Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26914
Título: Politicas públicas de assistência social: um estudo sobre o programa aluguel solidário no município de Várzea-PB
Autor(es): Souza, Albaneide de Medeiros
Palavras-chave: Desigualdades sociais
Moradia
Políticas públicas
Várzea-PB
Data do documento: 12-Abr-2022
Resumo: Na realidade brasileira é sabido que as desigualdades sociais prejudicam as populações mais carentes. Uma problemática que assola dentro desse contexto é a moradia. Muitos são os que ainda moram de aluguel e, dessa forma, acabam por diminuir o orçamento destinado a outras necessidades de subsistência. Como forma de minimizar os impactos desse problema social, várias políticas públicas tem sido criadas no âmbito federal, estadual e municipal. Dentre as políticas federais pode-se mencionar o Programa Minha Casa Minha Vida e, no âmbito municipal tem-se o Programa Aluguel Solidário no município de Várzea-PB, programa esse destinado às famílias que moram de aluguel. Diante do exposto, o presente estudo buscou responder o seguinte questionamento: De que maneira a política pública do Aluguel Solidário, do município de Várzea-PB, é percebida pelas famílias beneficiadas pelo Programa? Por conseguinte, o objetivo geral desse trabalho foi analisar a percepção dos beneficiários sobre a política pública do Aluguel Solidário no Município de Várzea-PB. Para obtenção das informações, foi realizada uma entrevista com o gestor público municipal, e foi disponibilizado um questionário para os cidadãos beneficiados pelo Programa. A partir da análise dos resultados, foi possível perceber que o Programa é importante, tanto do ponto de vista dos beneficiários, como do poder público local. Porém, de forma isolada, não supre todas as necessidades dessas famílias, já que essas possuem níveis baixos de escolaridade e, como consequência, tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. Esses fatores fazem surgir a necessidade de implementação de outras políticas públicas que venham assegurar condições de vida satisfatórias à essa parcela da população.
Descrição: SOUZA, A. M. Políticas públicas de assistência social: um estudo sobre o programa aluguel solidário no município de Várzea-PB. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26914
Outros identificadores: 21. ed. CDD 361.61
Aparece nas coleções:VII - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albaneide de Medeiros Souza.pdfPDF - Albaneide de Medeiros Souza696.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.PDFPDF - Termo de depósito482.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.