Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26928
Título: A paradiplomacia nordestina como resistência? uma análise da atuação internacional do consórcio Nordeste (2019 – 2021)
Autor(es): Soares, Karla Sabryna Valença
Palavras-chave: Paradiplomacia
Governos subnacionais
Nordeste brasileiro
Consórcio Nordeste
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: O papel dos atores subnacionais é muitas vezes deixado de lado nas análises de Relações Internacionais. A atuação internacional dos entes subnacionais é comumente chamada de paradiplomacia. O Brasil tem um histórico na paradiplomacia que se fortalece após a redemocratização e que tem características específicas dependendo da região do Brasil atuando. O ano de 2019 foi um marco na forma de fazer paradiplomacia no Brasil e no Nordeste, com a constituição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A organização é ligada majoritariamente às políticas públicas em diversas temáticas, várias delas relacionadas ao universo das relações internacionais como a atração de investimentos estrangeiros, a cooperação internacional e a agenda climática global. O objetivo é mapear a atuação do Consórcio Nordeste no campo das relações internacionais desde sua criação até meados de 2021 (primeiros 2 anos de criação). O trabalho tem caráter exploratório e uma discussão qualitativa que como resultado identificou que as assimetrias regionais no Brasil e a construção de uma identidade nordestina permeiam a ação e posicionamento internacional do Consórcio Nordeste e essas variáveis também permitiram uma atuação específica do grupo, por vezes, inclusive em desacordo com o governo federal.
Descrição: SOARES, K. S. V. A paradiplomacia nordestina como resistência? uma análise da atuação internacional do consórcio Nordeste (2019 – 2021). 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26928
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Sabrina Valença Soares705.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito135.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.