Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26936
Título: Hábito alimentar em uma população de Physalaemus cuvieri Fitzinger, 1826 (ANURA: LEPTODACTYLIDAE) habitando um fragmento de Floresta Atlântica no Nordeste do Brasil
Autor(es): Egito, Camila Arruda do
Palavras-chave: Forrageamento
Floresta Atlântica
Physalaemus
Ecologia trófica
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: A ecologia trófica de muitas espécies de anfíbios anuros permanece pobremente estudada, mesmo para aquelas espécies cujas populações apresentam ampla distribuição geográfica. Este estudo analisou a composição da dieta de uma população de Physalaemus cuvieri habitando um fragmento de Floresta Atlântica no Nordeste brasileiro, comparando-a com as dietas de outras populações coespecíficas e demais espécies que compõem o grupo de Physalaemus cuvieri. Foram analisados os conteúdos estomacal de 30 espécimes (15 machos e 12 fêmeas adultos, e três jovens); e determinadas as frequências numérica e de ocorrência, índice de importância dos itens alimentares e amplitude de nicho trófico. Comparações quanto à composição da dieta entre as espécies do grupo de P. cuvieri foram feitas com base na literatura disponível. Somente 20 (66,7%) espécimes continham presas nos estômagos (nove machos e nove fêmeas adultos, e dois jovens) e 10 (33,3%) indivíduos tinham o estômago vazio. Foram registradas 192 presas classificadas em sete categorias. As presas mais importantes na dieta foram os térmitas e formigas (percentual do número e frequência de ocorrência) e aranhas e coleópteros (volume percentual); e térmitas, formigas e aranhas respectivamente quanto ao índice de importância. A amplitude de nicho trófico foi relativamente estreita, indicando certo grau de especialização na dieta. Formigas e térmitas foram as presas mais importantes na dieta em todas as populações de P. cuvieri estudadas até o momento. Estes tipos de presas também figuraram entre as mais importantes para as espécies P. albonotatus, P. albifrons, P. ephippifer e P. centralis. Não existem dados disponíveis sobre a dieta das demais espécie do grupo de P. cuvieri. Sugere-se que o comportamento alimentar de P. cuvieri envolve as estratégias de senta-e-espera e busca ativa. Também parecer existir um forte grau de conservatismo filogenético no consumo de formigas e térmitas pelas espécies que formam o grupo de P. cuvieri.
Descrição: EGITO, Camila Arruda do. Hábito alimentar em uma população de Physalaemus cuvieri Fitzinger, 1826 (Anura: Leptodactylidae) habitando um fragmento de Floresta Atlântica no nordeste do Brasil. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26936
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Camila Arruda do EgitoTCC - Camila Arruda do Egito873.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito70.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.