Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosilene Sutero da-
dc.date.accessioned2022-06-01T15:46:41Z-
dc.date.available2022-06-01T15:46:41Z-
dc.date.issued2017-11-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26946-
dc.descriptionSILVA, R. S. Dificuldades de leitura nos anos iniciais. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA leitura constitui-se como um instrumento de comunicação social entre os homens, possibilitando o reconhecimento ao meio que vivem e funcionando como impulsionador do pensamento e postura critica. A pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades enfrentadas durante o processo de aquisição da leitura pelos alunos numa turma multisseriada do Ensino Fundamental dos anos iniciais da Educação do Campo. A referida pesquisa se caracteriza como quantitativa, descritiva e de campo com dados coletados a partir de um formulário aplicado aos discentes matriculados e frequentes numa turma multisseriada do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola municipal da Zona Rural da Cidade de Patos. As dificuldades enfrentadas pelos alunos se avolumam em se tratando das salas multisseriadas, já que elas aglutinam diversas séries/anos no mesmo espaço e um único professor que precisa encontrar estratégias para driblar as dificuldades e necessidades enfrentadas. No decorrer da pesquisa identificamos que os alunos sentem dificuldade em relação à leitura quando não conseguem reconhecer letras e sons para formar as palavras, o que torna mais difícil aprender a ler, mas os alunos afirmaram a importância de saber ler para alcançar melhores condições de vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Esp. Kilmara Rodrigues dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDificuldade de leiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDificuldades de leitura nos anos iniciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rosilene Sutero da SilvaTCC - Rosilene Sutero da Silva640.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito4.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.