Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26947
Título: A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência
Autor(es): Viana, Sandra Maria Oliveira Lopes
Palavras-chave: Alfabeitzação
Desenvolvimento educacional
Contação de história
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: O artigo reflete sobre a contribuição da contação de histórias para o processo de alfabetização dentro do contexto do primeiro ano do ensino fundamental tendo como base o relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado III do curso de Pedagogia na modalidade PARFOR, numa turma de primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que se caracteriza como uma pesquisa-ação com avaliação qualitativa. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica na qual vários estudiosos discutem contribuições da contação de história para o desenvolvimento da criança dentro do processo de alfabetização. Assim, deu-se o relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edivaldo Júnior Soares da Rocha, localizada no município de Mãe D`Água, onde foi realizada uma contação de história pautada em reflexões teóricas. Os recursos utilizados foram gravuras com pequenas falas dos personagens, quadro branco, e a participação da narradora do conto. Ao término da aplicação da proposta de atividade, os alunos puderam falar sobre o que cada um gostou mais na história, como deveria ser o final, qual o personagem que o agradou mais, entre outros aspectos que resultaram nasdiscussões que fundamentaram a pesquisa, que dessa forma foi concluída com a convicção de que ao ouvir, contar e recontar histórias infantis, as crianças são estimuladas a participarem de momentos essenciais para o seu desenvolvimento intelectual e social.
Descrição: VIANA. S. M. O. L. A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26947
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sandra Maria Oliveira Lopes Viana.pdfTCC - Sandra Maria Oliveira Lopes Viana497.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.