Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Moacyr Xavier Gomes da-
dc.date.accessioned2022-06-01T19:20:20Z-
dc.date.available2022-06-01T19:20:20Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26950-
dc.descriptionSILVA, Moacyr Xavier Gomes da. Que indicadores influenciam na qualidade da educação da Paraíba?. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é obtido através dos censos educacionais e utilizado para mensurar a qualidade da educação básica nas instituições. O Ideb é o resultado de dois indicadores, o desempenho em testes padronizados (SAEB) e o indicador do fluxo escolar. Portanto, um índice objetivo, limitar-se apenas a ele, pode fazer com que ignoremos outros indicadores que refletem as condições que influenciam a qualidade educacional. Diante disso, sugerimos a seguinte questão: em que medida outros indicadores, como o nível de complexidade de gestão escolar, média de alunos por turma e horas-aula, estão relacionados com a qualidade educacional? O presente estudo foi desenvolvido com dados relacionados ao estado da Paraíba, e a coleta dos indicadores foi realizada a partir do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aberto à consulta pública. Investigamos 300 escolas do ensino médio que obtiveram pontuação no Ideb para o ano de 2019. Utilizamos modelos lineares generalizados (GLM) para verificar a relação do Ideb com os demais indicadores educacionais. Dentre as variáveis investigadas, a qualidade da educação da Paraíba apresentou efeito positivo da média de horas de aula e da complexidade de gestão das escolas. Além disso, apresentou efeito negativo da taxa de distorção idade-série. Estudos dessa natureza, direcionados a investigar as condições que limitam ou potencializam a qualidade educacional, podem diminuir a lacuna existente entre as ações políticas, administrativas e pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Sérgio de Faria Lopespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleQue indicadores influenciam na qualidade da educação da Paraíba?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Moacyr Xavier Gomes da SilvaTCC - Moacyr Xavier Gomes da Silva258.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito143.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.