Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26951
Título: O princípio da transparência como pressuposto básico da democracia
Autor(es): Queiroz, Jânio Jofre Mira de
Palavras-chave: Administração Pública
Transparência Pública
Democracia
Controle Social
Data do documento: 8-Dez-2021
Resumo: Este trabalho busca observar o princípio da transparência como elemento fundamental e indispensável ao Estado Democrático de Direito, partindo do entendimento de que a ausência ou ineficiência da transparência pública viola o sentido da democracia, comprometendo assim que a mesma seja concretizada. Isto porque o atual entendimento sobre a democracia exige que haja o controle da Administração Pública pela sociedade e isto só se torna possível através da transparência dos atos públicos. Desta forma, usou-se o método de abordagem dedutivo em conjunto com as técnicas de pesquisa bibliográficas, objetivando compreender o sentido e a contextualização histórica da democracia, vinculada à própria idéia desta; observou-se também o seu desenvolvimento no ordenamento jurídico pátrio, bem como o reconhecimento de seu status como princípio. Além disso, procurou-se delimitar os elementos que compõem o princípio da transparência. Buscou-se também compreender a importância da utilização dos mecanismos de fiscalização dos atos estatais por parte da população, e, por fim, analisar a importância do controle social para a consolidação da democracia.
Descrição: QUEIROZ, Jânio Jofre Mira de. O princípio da Transparência como pressuposto básico da democracia. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande , 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26951
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jânio Jofre Mira de Queiroz.pdfPDF - Jânio Jofre Mira de Queiroz710.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.