Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Juliana Palmeira dos-
dc.date.accessioned2022-06-01T19:41:14Z-
dc.date.available2022-06-01T19:41:14Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.otherCDD 910.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26952-
dc.descriptionSANTOS, Juliana Palmeira dos. O acesso às tecnologias para promover o ensino de Geografia no período de pandemia. 2021. 49 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDiante das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), vírus que causa o quadro de infecção viral COVID-19, as escolas tiveram suas atividades presenciais suspensas o que acabou impactando negativamente o processo educativo. Diante disso, surgiu o interesse de entender o uso das ferramentas tecnológicas no ensino remoto na perspectiva do aluno. Nesse sentido, o tema da presente pesquisa é o acesso às tecnologias para promover o ensino de geografia no período de pandemia. Este estudo teve como objetivo geral identificar as dificuldades encontradas pelos discentes da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Plínio Lemos no acesso as tecnologias para participar das aulas remotas do componente curricular de geografia. No que diz respeito a metodologia, é uma pesquisa exploratória, tendo um enfoque mais aprofundado para a pesquisa de campo e sendo de caráter quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário e participaram da pesquisa 47 alunos do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Plínio Lemos. Através da análise dos resultados foi possível identificar que a maioria dos alunos não tem acesso às tecnologias necessárias para acompanhar as aulas remotas, o que acaba distanciando o discente da escola. Foi evidenciado na pesquisa que os alunos que participam do ensino remoto utilizando de portfólios não retornam satisfatoriamente a atividade. Com base em tudo que foi apresentado, sugere-se a intervenção através de políticas públicas que assegurem o direito a educação e minimizem as consequências causadas pela pandemia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Joana d’Arc Araújo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTecnologias para o ensinopt_BR
dc.subjectAlunos de Geografiapt_BR
dc.titleO acesso às tecnologias para promover o ensino de geografia no período de pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Palmeira dos Santos.pdfPDF - Juliana Pereira dos Santos1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito423.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.