Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26966
Título: (01/06/22) Eficácia do transplante com células-tronco de dentes decíduos esfoliados humanos na regeneração do complexo dentino-pulpar
Autor(es): Silva, Larissa Tiany Camara da
Palavras-chave: Polpa dentária
Endodontia regenerativa
Transplante de células-tronco
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Células-tronco são células dotadas da capacidade de replicação e diferenciação em diversos tipos celulares, exercendo funções específicas de acordo com o tecido em que irá se especializar. As células-tronco de dentes decíduos esfoliados humanos (SHED’s) são consideradas uma das fontes mais promissoras de células-tronco para engenharia de tecidos e terapias com células-tronco devido ao seu potencial de diferenciação em multilinhagens. O conhecimento e manipulação dessas células são fundamentais para o desenvolvimento de terapias odontológicas restauradoras do complexo dentino-pulpar. Este estudo teve como objetivo analisar o potencial de regeneração dentino-pulpar das SHED’s, em ensaios clínicos realizados recentemente; divulgar o uso de novos biomateriais na endodontia regenerativa; e oferecer embasamento cientifico para a utilização das células tronco pelos profissionais de Odontologia. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed na literatura, usando descritores relacionados ao tema. A estratégia de busca produziu 569 artigos, dos quais foram selecionados 5 estudos para revisão. Mediante resultado dos artigos selecionados concluiu-se que as SHED’s possuem significativa eficácia regenerativa. Sugere-se novas pesquisas in vivo para aquisição de dados mais detalhados sobre seu funcionamento em organismos vivos.
Descrição: SILVA, Larissa Tiany Camara da. Eficácia do transplante com células-tronco de dentes decíduos esfoliados humanos na regeneração do complexo dentino-pulpar. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Odontologia), Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26966
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF LARISSA TIANY CAMARA DA SILVA.pdfPDF - Larissa Tiany Camara da Silva1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito62.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.