Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26984
Título: Adaptative: construção de um jogo educacional complexo como ferramenta facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem de ecologia a luz do modelo de reconstrução educacional
Autor(es): Vasconcelos, Gabriel Barbosa
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Modelo de Reconstrução Educacional
Recursos didáticos
Jogos educacionais
Data do documento: 17-Jun-2021
Resumo: O ensino de biologia apresenta vários desafios durante os seus processos de ensino e aprendizagem, como a descontextualização e fragmentação de seus conteúdos. Por isso, inovações educacionais que auxiliem nesses processos de contextualização e desfragmentação dos conteúdos, como também os referenciais para nortear a construção e aplicação dessas inovações são valiosas. Neste contexto, o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), se apresenta como uma interessante proposta teórica-metodológica para auxiliar a construção de inovações educacionais a luz de três grandes teorias: a base construtivista, a tradição alemã de Bildung and Didaktik e o Design Research. Com isso, o objetivo e resultados desse trabalho é a construção de uma inovação educacional, em formato de jogo educacional complexo, baseado em aspectos do Modelo de Reconstrução Educacional, para o ensino de ecologia de populações e comunidades, e ser promotor de divulgação e sensibilização da fauna brasileira. Esse processo deve ser feito em três fases: A de clarificação, onde foi feita o levantamento dos conceitos ecológicos trabalhados no jogo, sendo selecionados os assuntos de equilíbrio ecológico, controle populacional, meta populações e impactos ambientais; A fase de prototipagem, onde foi produzido, testado e balanceado o jogo de boardgame intitulado ‘Adaptative”, detalhando os aspectos e componentes do jogo; E a fase de validação, que é a aplicação e avaliação do jogo para os seus objetivos propostos, infelizmente essa parte não conseguiu ser completada em decorrência da pandemia do COVID-19.
Descrição: VASCONCELOS, Gabriel Barbosa. Adaptative: construção de um jogo educacional complexo como ferramenta facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem de ecologia a luz do modelo de reconstrução educacional. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26984
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriel Barbosa VasconcelosTCC - Gabriel Barbosa Vasconcelos3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito122.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.