Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26985
Título: Estágio supervisionado em ensino de Ciências: Uma experiência vivenciada no contexto COVID-19
Autor(es): Lima, Joanna Rayelle Pereira de
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Covid-19
Ensino remoto
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: Os Estágios Supervisionados dos cursos de graduação, incluindo aqueles da habilitação para Licenciatura, são vistos como uma exigência necessária para à formação profissional com a finalidade de atrelar teoria à prática. Porém, desde o ano de 2019 o mundo foi acometido por uma pandemia, e, todas as atividades tiveram de ser redefinidas para um modelo remoto. As pandemias são caracterizadas como doenças infecciosas que se espalham simultaneamente por grandes regiões geográficas. A pandemia causada pela SARS- CoV-2 (COVID-19; Coronavírus) trouxe uma série de restrições e desafios, em especial, para a educação. Repentinamente, o mundo parou e medidas de segurança, como o distanciamento social, foram necessárias, o que afetou todo o planejamento acadêmico/escolar 2020-atual. O ensino teve de ser adaptado em sua totalidade para o modelo de ensino remoto, desde a educação infantil até o ensino superior. Estávamos preparados para o ensino remoto? Este trabalho trata-se de um relato de experiência atípico sobre o período de estágio em Ensino de Ciências (voltado para turmas do ensino fundamental II). Além de expor a experiência de preparar e ministrar aulas, relata-se, de igual modo, as dificuldades enfrentadas na forma remota que o estágio aconteceu. O estágio teve duração de quatro meses. Um total de quatro aulas foram planejadas e ministradas ao longo de todo o período. As aulas e atividades realizadas seguiram uma metodologia baseada em contextualização do conteúdo com a realidade dos (as) estudantes. Todo o planejamento das aulas foi baseado em planos de aula, os quais foram guias para o planejamento dos demais materiais utilizados nas aulas (apresentações em PowerPoint, modelo didático e experimento). Não estávamos preparados para um ensino remoto, mas estamos caminhando para esse aprimoramento, devido as capacitações que os docentes estão buscando e o aperfeiçoamento da prática de estágios supervisionados na modalidade remota. As maiores dificuldades enfrentadas de modo pessoal foram a adaptação ao modelo remoto, em especial ao uso do Google Meet; falta de estudantes para assistir as aulas, e, ausência da experiência no espaço físico escolar. Contudo, foi uma experiência enriquecedora para a formação, por possibilitar o aprimoramento do uso das tecnologias digitais e ao mesmo tempo aliar os saberes acadêmicos a prática docente.
Descrição: LIMA, Joanna Rayelle Pereira de. Estágio supervisionado em ensino de Ciências: Uma experiência vivenciada no contexto COVID-19. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26985
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joanna Rayelle Pereira de LimaTCC - Joanna Rayelle Pereira de Lima3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito128.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.