Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26994
Título: Memória e patrimônio cultural de Queimadas - PB : tecendo os caminhos para a história local no ensino de história
Autor(es): Carolino, Joyce Kelly Lima
Palavras-chave: Ensino de história
Patrimônio
Memória
História local
Data do documento: 7-Abr-2022
Resumo: Este trabalho se propõe a refletir sobre o uso da memória e do patrimônio no ensino de História na perspectiva da história local. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa aqui apresentada é discutir sobre memória e patrimônio na perspectiva da história local na cidade de Queimadas, município da Paraíba. Tal reflexão foi feita a partir da investigação do patrimônio histórico e cultural da cidade enfatizando a sua importância para a memória e a história local no ensino de História. A pesquisa se situa no campo do ensino de História com a abordagem da memória e do patrimônio material, enfatizando a importância destes para a educação escolar. Tomamos como evidências os estudos desenvolvidos por Halbwachs (2004), Hartog (2006), Choay (2006), Bittencourt (2008) e Lopes (2015). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental com a utilização de fontes imagéticas através de registros fotográficos da cidade e dos seus patrimônios. Esta pesquisa nos permitiu perceber que, considerado o ensino de História, a discussão, o ensino e a aprendizagem em torno da história local, mediada pela memória e pelo patrimônio, proporcionam uma série de possibilidades para o conhecimento e reconhecimentos dos saberes locais e suas dimensões educativas, pois estes se constituem enquanto concepções significativas e estimulam e possibilitam a percepção do aluno como sujeito histórico ativo avivando sentimentos de pertencimento ao lugar em que vive.
Descrição: CAROLINO, J. K. L. Memória e patrimônio cultural de Queimadas - PB : tecendo os caminhos para a história local no ensino de história. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura Plena em História).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26994
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Joyce Kelly Lima Carolino.pdfPDF - Joyce Kelly Lima Carolino.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Entrega e Publicação Monografia JOYCE..pdfPDF - Termo de Depósito175.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.