Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27008
Título: Aristóteles: eudaimonia como telos em ethica nicomachea
Autor(es): Silva, Edmilson Pereira da
Palavras-chave: Filosofia
Aristóteles
Existência humana
Data do documento: 30-Ago-2014
Resumo: Este trabalho examina o conceito de eudaimonia como um telos, expostos por Aristóteles na Ética a Nicômacos. A problemática se apresenta na medida em que estabelecemos uma relação entre o seguimento de um ethos pelo indivíduo e a normatização com a prática das virtudes, traduzida por areté. O fundamento da pesquisa mostra-se desafiador na medida em que a filosofia do pensador configurase com a vida humana atual: como buscar referências para a existência humana? O sentido da eudaimonia (felicidade) é entendido como finalidade nas ações humanas. O homem nada mais deve buscar que um fim último para as suas causas diárias e imediatas. Contudo, o trajeto rotineiro do nosso dia-a-dia está presente de inúmeras eventualidades e questionamentos. Portanto, Aristóteles propõe o uso da razão para que todas as escolhas visem um bem último, mas que se estabeleça a partir do imediato. A auto-realização, entendida como um telos (fim), junta-se, por sua vez com a vida na polis.
Descrição: SILVA. Edmilson Pereira da. Aristóteles: eudaimonia como telos em ethica nicomachea. 2014. 31f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógica em Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27008
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edmilson Pereira da Silva.pdfPDF - Edmilson Pereira da Silva1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito219.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.