Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27013
Título: Gestão de pessoas por competências no setor público: análise dos líderes públicos do município de Brejinho - PE
Autor(es): Sousa, Jacimone Delfino de
Palavras-chave: Competências
Gestores públicos
Desenvolvimento de competências
Administração pública municipal
Data do documento: 18-Mar-2022
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como as competências norteiam o desenvolvimento dos gestores da administração pública do município de Brejinho-PE. O referencial teórico aborda a gestão de pessoas no setor público, os desafios e possibilidades da ação do gestor público no contexto de mudanças e as suas competências. O presente trabalho trata-se de um estudo de campo, com um caráter descritivo, qualitativo. A amostra foi composta por secretários municipais, contendo um universo de 09 secretários que compõe as Secretarias Municipais de Gabinete, Controle Interno, Administração, Finanças, Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Assistência Social, Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Secretaria de Obras e a Secretaria de Saúde, hierarquicamente subordinados ao prefeito. Diante do objeto de estudo, a presente pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário, composto no total de 16 questões, que foram aplicadas por meio da plataforma do Google Forms, e enviado o link pelo WhatsApp dos secretários municipais. O método para análise de dados foi o Método da Análise Interpretativa. Os resultados da pesquisa permitiram ampliar a compreensão acerca das competências que norteiam o desenvolvimento da administração pública de Brejinho-PE, bem como foram identificadas as competências gerenciais dos secretários municipais, constatadas através da vivência e do trabalho desempenhado no dia a dia da atuação dos mesmos como gestores, sendo evidenciadas as competências cognitivas, funcionais, comportamentais e políticas.
Descrição: SOUSA, J. D. Gestão de pessoas por competências no setor público: análise dos líderes públicos do município de Brejinho - PE. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27013
Aparece nas coleções:VII - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jacimone Delfino de SousaTCC - Jacimone Delfino de Sousa626.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito582.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.