Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27017
Título: A formação do Brasil contemporâneo: análise da contribuição historiográfica de Caio Prado Júnior
Autor(es): Henriques, Amanda Judite dos Santos
Palavras-chave: Historiografia
Brasil
Colonização
Sociedade colonial
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a obra historiográfica Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia de Caio Prado Júnior, considerada como um documento histórico, produto de determinado período político e que espelhava a posição social do historiador da época em que foi escrita, refletindo na narrativa do autor. A partir desses aspectos, apresento a importância da utilização desta obra historiográfica enquanto objeto de pesquisa e estudo, em razão do seu valor intelectual e social. Desse modo, me apoiarei na discussão sobre o sentido da colonização e dos setores do orgânico e inorgânico, aplicado pelo o historiador no decorrer da sua narrativa, por meio da observação do sistema de produção colonial, voltado para atender o comércio exterior, organizando a sociedade e economia brasileira, moldadas através da relação entre Metrópole e Colônia. Quanto aos métodos utilizados para a pesquisa, irei me apoiar na análise de artigos, revistas e livros acerca de Caio Prado Júnior e da historiografia.
Descrição: Henriques, A. J. S. A formação do Brasil contemporâneo : análise da contribuição historiográfica de Caio Prado Júnior. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB , 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27017
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Judite - TCC.pdfPDF - Amanda Judite dos Santos Henriques382.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Autorização de Entrega.pdfPDF - Termo de Depósito5.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.