Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27022
Título: Interfaces da necropolítica em O ódio que você semeia: racismo, outrometização e identidade em perspectiva
Autor(es): Ribeiro, Iohana Iasmine Paulino de Pontes
Palavras-chave: Racismo
Necropolítica
O ódio que você semeia
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: O ódio que você semeia é um livro de literatura juvenil que foi publicado no Brasil em 2017. A obra aborda as seguintes temáticas: a violência policial contra a população pobre e negra, o racismo estrutural presente nas sociedades e a importância dos ativistas e movimentos sociais em prol do empoderamento e reconhecimento das minorias. Diante disso, esse trabalho propõe analisar e compreender os conflitos da personagem Starr no que diz respeito à identidade e empoderamento racial, utilizando-se dos conceitos da necropolítica que reforça o racismo sistemático nas sociedades atuais. Essa pesquisa se justifica a partir da necessidade e importância que o tema tem em nossa sociedade atual, sendo compreendida como um meio de discussão e conscientização social acerca das lutas enfrentadas pela população negra, tornando-se de alta relevância no meio acadêmico e social ao utilizar da literatura juvenil publicada recentemente. A pesquisa é de caráter documental e bibliográfico, de cunho qualitativo-analítico. Como fundamentação teórica, adotamos os conceitos e considerações de Mbembe (2016), Cardoso (2018), Almeida (2019), Morris e Traitller (2019), Berge e Luckmann (1976) e Pinto e Ferreira (2014).
Descrição: RIBEIRO, I. I. P. de P. Interfaces da necropolítica em O ódio que você semeia: racismo, outrometização e identidade em perspectiva. 2021. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27022
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iohana Iasmine Paulino de Pontes RibeiroPDF - Iohana Iasmine Paulino de Pontes Ribeiro797.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito114.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.