Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27035
Título: Educação em saúde na escola: Um relato de experiência sobre a prevenção de parasitoses no âmbito do programa de residência pedagógica
Autor(es): Santos, Geofry Hanney dos
Palavras-chave: Educação em Saúde
Intervenção
Parasitoses
Residência Pedagógica
Data do documento: 25-Jun-2021
Resumo: Conceitos como aspectos morfofisiológicos dos parasitos, formas de contágio e profilaxia das parasitoses humanas mais comuns são considerados de pouca relevância quando abordados na Escola Básica. O objetivo deste trabalho é contribuir para a educação de estudantes do Ensino Fundamental no âmbito da disciplina de Ciências, a partir de vivências de iniciação à docência do Programa de Residência Pedagógica. O presente trabalho possui abordagem de Relato de Experiência. O RE, de forma geral, deve conter informações sobre a aula que foi realizada, conforme informações do planejamento, e resultados alcançados fazendo a relação entre teoria e prática, conhecimentos desenvolvidos no curso e aplicados na prática da aula. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Queimadas, com estudantes de uma turma do 8º ano, contendo 33 alunos. Antes de assistirem ao vídeo de finalização, os alunos tiveram a oportunidade de verificar se efetivaram a higienização das mãos de maneira correta. A maioria observou que não tinha removido toda a tinta, e nisso mostrou-se a importância de se realizar este tipo de intervenção, tendo em vista que a maioria dos alunos considerava esse ato de higiene simples e sem muita importância. Tornou-se evidente, portanto, que é de fundamental importância sensibilizar os alunos quanto à prevenção de parasitoses no âmbito educacional, através de ações que promovam a educação em saúde na escola. E esse tipo de formação para os alunos torna-se necessária para ganhar maior visibilidade dentro e fora da sala de aula.
Descrição: SANTOS, Geofry Hanney Lima dos. Educação em Saúde na escola: Um relato de experiência sobre a prevenção de parasitoses no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27035
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Geofry Hanney Lima dos Santos.pdfTCC - Geofry Hanney Lima dos Santos.pdf523.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf56.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.