Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27038
Título: Hepáticas de um remanescente de mata atlântica nordestina
Autor(es): Silva, Erlon Sabino Gomes da
Palavras-chave: Bioindicadoras
Brejo de altitude
Briófitas
Conservação ambiental
Data do documento: 21-Jun-2021
Resumo: O Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, um brejo de altitude (disjunção da Mata Atlântica), é considerado um importante fragmento florestal para a biodiversidade do Estado. Configura-se como hotspot de excelência para abrigar briófitas, especialmente as hepáticas. No entanto, atualmente, está por diversos processos de degradação ambiental. No intuito de conhecer a riqueza e diversidade florística das hepáticas da área, foram demarcadas 10 parcelas (10 m x 10 m) distando 100 m entre si, seguindo um transecto no sentido borda-interior do fragmento. Em cada área demarcada para investigação, foram realizadas varreduras coletando briófitas em diversos substratos, utilizando-se técnicas usuais na briologia. Foram registradas 42 espécies de hepáticas pertencentes a cinco famílias e 14 gêneros. Importante ressaltar as 18 novas ocorrências para a Paraíba, ampliando a distribuição dessas espécies de hepáticas no país. Sendo 61,9% de ampla distribuição no país. A diversidade mostrou-se semelhante as observadas em reservas de Mata Atlântica do sudeste brasileiro. A riqueza e a composição florística apresentam-se semelhante aos brejos de altitude pernambucanos, com muitas generalistas, havendo, no entanto aumento no número de especialistas de sol, porém segue-se o padrão apresentado na Mata Atlântica nordestina. 85% das amostras coletadas foram em tronco vivo, trama e tapete foram as formas de vida predominantes, sendo esses elementos indicadores do relativo estado de conservação da área de estudo. A utilização de plantas reconhecidas como bioindicadoras da qualidade ambiental mostra-se uma ferramenta relevante para o estudo da biodiversidade e, consequentemente, da conservação dos ambientes naturais.
Descrição: SILVA, Erlon Sabino Gomes da. Hepáticas de um remanescente de mata atlântica nordestina. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27038
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erlon Sabino Gomes da SilvaTCC - Erlon Sabino Gomes da Silva894.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito70.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.