Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27046
Título: Relações de poder, gênero e estratégias de resistência em "Memorial de Maria Moura"
Autor(es): Freire, Jordânia Dantas
Palavras-chave: Estudos de gênero
Discurso
Poder
Resistência
Data do documento: 29-Jun-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central analisar, no âmbito dos estudos de gênero, os discursos de poder e resistência identificados em Memorial de Maria Moura de Rachel de Queiroz, focalizando, especificamente, os discursos da protagonista do romance, cujo comportamento denota condutas transgressivas no contexto patriarcal do século XIX. Dessa forma, o estudo centraliza debates a respeito da condição feminina, visando entender, por um viés histórico, como as relações de poder se apresentam e perpetuam de maneira desigual aos gêneros dentro da sociedade, analisando como a protagonista resiste a assumir os papéis sociais destinados às mulheres pela cultura patriarcal. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, de cunho qualitativo-analítico, por priorizar um método de análise que se focaliza nas teorias gênero e do discurso, com ênfase no discurso literário, as quais estão fundamentadas nas concepções de Foucault (1979), Althusser (1970), Beauvoir (2016), Barbosa (1999), dentre outros. A realização da pesquisa possibilitou constatar que a protagonista subverte os grandes códigos morais vigentes da época, adotando estratégias de resistência para não se tornar refém do contexto patriarcal de violência. Desse modo, a personagem recusa os protótipos de feminilidade, geralmente associados as mulheres, inclusive por meio das vestimentas, na tentativa de ser temida e respeitada como um sujeito masculino. Foi possível inferir que Maria Moura resiste ao poder exercido pelos homens, quando estes se apresentam como ameaças a sua liberdade, assumindo ela mesma uma postura de comando sobre eles. Nesse sentido, a personagem consegue atingir os seus objetivos de ter fama e poder, quando se torna chefe de um grupo de homens dentro do sertão, sobre quem exerce o poder, se tornando um símbolo de independência e subversão no espaço em que vive.
Descrição: FREIRE, Jordânia Dantas. Relações de poder, gênero e estratégias de resistência. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27046
ISSN: CDD 305.40981
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia Dantas FreirePDF - Jordânia Dantas Freire1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito243.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.