Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27048
Título: Trabalho docente e ensino de história: pandemia da Covid-19 e os impactos na formação do professor
Autor(es): Andrade, Thiago Araújo Gomes
Palavras-chave: Ensino de história
Docência
Pandemia
Escola
Data do documento: 5-Abr-2022
Resumo: O presente artigo problematiza o trabalho docente no ensino de História diante do contexto pandêmico da COVID-19, promovendo a reflexão acerca dos impactos das mudanças abruptas decorrentes da pandemia dessa doença também no contexto educacional e de formação de professores. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a formação e o trabalho do docente de História a partir dos impactos e implicações que a pandemia da COVID-19 ensejou no período compreendido do final de 2019 a 2020. A pesquisa se situa no campo do ensino de História, com as reflexões sobre o trabalho do(a) professor(a) e, teoricamente, está respaldada em Renilson Rosa Ribeiro (2003), Luiz Cerri (2009), António Nóvoa (2021), Boaventura Santos (2020), Maurice Tardif (2009) e Selva Fonseca (2006). Na abordagem metodológica, enquadra-se no rol das pesquisas bibliográficas e documentais. As fontes utilizadas foram artigos, decretos e periódicos no intuito de contribuir com o diálogo entre ensino de História e a atuação dos docentes. Nessa perspectiva, compreendemos que, frente suas inúmeras demandas, esses profissionais, no contexto da pandemia, tiveram que criar novos modos de educar e formar, utilizando práticas educativas que pudessem incluir os alunos no processo de ensino e aprendizagem de História.
Descrição: ANDRADE, T. A. G. Trabalho docente e ensino de história: pandemia da Covid-19 e os impactos na formação do professor. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27048
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THIAGO ARAÚJO GOMES.pdfPDF - THIAGO ARAÚJO GOMES ANDRADE317.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
THIAGO ARAÚJO GOMES - TERMO.pdfPDF - Termo de Depósito562.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.