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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva Filho, Antonio Guedes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T20:20:44Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20T20:20:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27097 | - |
dc.description | SILVA FILHO, A. G. da. O papel da escola na construção da identidade campesina no Assentamento Tiradentes- Mari/PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação do campo deve buscar trabalhar o conteúdo escolar contextualizando com o que é vivido pelo sujeito e suas vivências na comunidade e em seu meio construindo assim conhecimentos de forma ampla e significativa promovendo a emancipação do sujeito do campo. Essa temática tem sua relevância acadêmica e social trazendo diversos questionamentos que ajudam a desenvolver pensamentos e estimulando ações críticas e pertinentes para a área da educação do campo. A identidade constitui um elemento rico nesse contexto com todas as características e peculiaridades do espaço e das pessoas que ali vivem, influenciando na forma em como se relacionam entre si e com o meio e como desenvolvem novas formas de ser sujeitos do campo. Este estudo buscou refletir como a escola contribui para a construção da identidade campesina. Para realizar esta pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um questionário e a análise do PPP, teve a participação de 3 professores (as) da educação infantil, tendo como base alguns teóricos como Bogo (2010), Althusser (1980), Gadotti (1941) e Martins (1983). As pesquisas aplicadas permitem entender que a escola é um ambiente importante para a construção da identidade do sujeito do campo, mas não é só dever da gestão e dos professores, é necessário apoio do poder público e da sociedade como um todo. Entendemos que a escola desenvolve atividades e contribui para a construção da identidade camponesa dentro das suas limitações, aliada com outros grupos que fizeram parte da sua história o MST, Grupo da Mulheres do assentamento e das personalidades que lá residem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Angelica Mara de Lima Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Camponês | pt_BR |
dc.title | O papel da escola na construção da identidade campesina no Assentamento Tiradentes- Mari/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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