Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/271
Título: Estudo da flexibilidade em idosos do projeto de extensão “Atividade física, saúde e qualidade de vida do idoso” do Departamento de Educação Física - UEPB
Autor(es): Mota, Allan Kardec Alves da
Palavras-chave: Condicionamento físico
Saúde do idoso
Atividade física
Envelhecimento
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: O envelhecimento biológico é um fenômeno multifatorial que está associado a profundas mudanças na atividade das células, tecidos e órgãos, como também a redução da eficácia de um conjunto de processos fisiológicos. A terceira idade é sobremaneira, a faixa etária mais propensa às complicações do aparelho locomotor. A atividade física possibilita intervir para prevenir ou minimizar tais acometimentos, auxiliando o organismo a conviver, mais saudavelmente, com o processo de envelhecimento. Uma das qualidades físicas, a flexibilidade, está intimamente relacionada com a mobilidade articular e a elasticidade muscular, e, portanto, com a autonomia do idoso e com a sua qualidade de vida, pois a estimulação é fundamental para a saúde do ser humano de uma forma geral, principalmente sobre o aspecto da motricidade humana. O presente estudo objetivou identificar e analisar o grau de flexibilidade em 22 idosos acima de 60 anos praticantes de atividades físicas do Projeto de Extensão “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida do Idoso” – DEF/UEPB, na cidade de Campina Grande - PB, determinando o grau de flexibilidade segundo o gênero e discutindo a importância da prática da atividade física regular na qualidade de vida dos idosos. Como instrumento para coleta de dados foi aplicado o teste de flexibilidade (Flex) da bateria de testes da “American Alliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance” AAHPERD. Os dados foram analisados através de uma estatística descritiva com o uso do programa Microsoft Excel 2007 e apresentado por meio de gráficos. Foi observado ao fim da pesquisa que os homens tinham o grau de flexibilidade menor que as mulheres com 50% da amostra classificando-se como fraca. Já as mulheres classificaram-se como regular com 55,55%. Para a distribuição geral da amostra pesquisada observou-se que 50% classificaram-se como regular, afirmando que a prática contínua de atividade física contribui para melhoria da flexibilidade, retardando o encurtamento da musculatura e proporcionando mais qualidade de vida para os idosos.
Descrição: MOTA, A. K. A. da. Estudo da flexibilidade em idosos do projeto de extensão “Atividade física, saúde e qualidade de vida do idoso” do Departamento de Educação Física - UEPB. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/271
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Kardec Alves da Mota.pdfAllan Kardec Alves da Mota856.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.