Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27101
Título: Higiênicas e mães: as mulheres e os discursos higienistas nos anúncios publicitários da revista Fon Fon (RJ,1920)
Autor(es): Santos, Aparecida Costa dos
Palavras-chave: Higienismo
Mulheres
Imprensa
Data do documento: 13-Jul-2022
Resumo: Este trabalho versa sobre os discursos higienistas no Brasil do início do século XX, notadamente no Rio de Janeiro, procurando pensar como estes, difundidos através da imprensa e, mais particularmente, dos anúncios publicitários, participaram da construção das funções sociais e da corporeidade das mulheres, marcados pela difusão dos saberes médicos, do projeto modernizador da nação e das seduções do consumo. Para tal, utiliza como fonte a revista carioca Fon-Fon, analisando anúncios sobre a higiene do corpo feminino, alimentação e higiene infantil, recortados principalmente nos primeiros anos da década de 1920. Demonstra, através da pesquisa, o caráter definidor de desigualdades de classe e gênero dos projetos modernizantes das capitais brasileiras, através das reformas urbanas e medidas sanitárias, movidos pelos ideais higienistas; identifica os elementos de controle dos corpos femininos e da construção do papel essencial atribuído às mulheres como pedagogas do lar e, por conseguinte, da nação, para transmitir no espaço familiar os valores e práticas higienistas, que deveriam fornecer cidadãos saudáveis para a pátria. Observa, por fim, neste papel, a intensificação da função da maternidade, então marcada pelo apelo da cientificidade como forma de instruir as mães no cuidado com sua prole. É assim um trabalho que se insere no campo de uma perspectiva cultural da relação história e gênero, destacando corpo e mulheres como categorias importantes.
Descrição: SANTOS, A. C. dos. Título: Higiênicas e mães: as mulheres e os discursos higienistas nos anúncios publicitários da revista Fon Fon (RJ,1920). 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27101
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aparecida Costa dos SantosPDF - Aparecida Costa dos Santos1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito162.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.