Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lívia Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-07-25T17:18:49Z-
dc.date.available2022-07-25T17:18:49Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.otherCDD 578.76-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27104-
dc.descriptionSILVA, Lívia Rodrigues da. Tartarugas Marinhas: percepção da conservação por alunos do ensino fundamental II. 2022. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, [2022].pt_BR
dc.description.abstractAs tartarugas marinhas são consideradas um marco da biodiversidade biológica do planeta terra, pertencendo a linhagem mais antiga dos répteis vivos. Com uma distribuição global, são divididas em 7 espécies, dos quais 5 delas estão ocorrendo no litoral brasileiro, sendo que todos estes animais possuem risco de extinção, pois, além das ameaças naturais, elas sofrem com a diminuição da sua população por causas antrópicas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo compreender a percepção da conservação das Tartarugas Marinhas pelos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II, descrevendo a importância da conservação das tartarugas marinhas, bem como, avaliando o grau de conhecimento dos alunos antes e após as intervenções de ensino sobre preservação e conservação das tartarugas marinhas. Esta pesquisa é do tipo quali-quantitava, sendo realizada no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) José Jofilly. Na ocasião, os alunos responderam o questionário, participaram da aula teórica e como atividade prática construíram e desenvolveram um mapa mental 3D. Com as respostas obtidas dos pré questionário, mostrou que alguns alunos tinham alguns conhecimentos prévios sobre a temática, no entanto, outros alunos demonstraram ter pouco ou quase nenhum conhecimento do assunto. E com os resultados presentes do mapa mental 3D, a maioria dos alunos obtiveram novos conhecimentos e aprendizados, demonstrando no mapa diferentes pontos abordados durante a aula teórica. Portanto, a pesquisa deste presente trabalho foi realizada e desenvolvida em uma turma, em que, os alunos não tinham conhecimento sobre o mapa mental. No entanto, em pouco tempo de intervenção na escola, eles foram totalmente capazes de participar e realizar todas as intervenções educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Karla Patrícia de Oliveira Lunapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTartarugas marinhaspt_BR
dc.subjectMapa mentalpt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.titleTartarugas marinhas: percepção da conservação por alunos do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito- TCC LÍVIA RODRIGUES DA SILVA.pdfTermo de Depósito251.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- LÍVIA RODRIGUES DA SILVA.pdfTCC - Lívia Rodrigues da Silva2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.