Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27107
Título: Colonização e conquista da Paraíba: um diálogo entre quadrinhos e historiografia
Autor(es): Silva, Robson Manoel Ferreira da
Palavras-chave: Quadrinhos
História da Paraíba
Historiografia
Arte
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: Este artigo expressa a ideia que os quadrinhos são fontes históricas legítimas, sendo um objeto de pesquisa historiográfica após o advento da História Cultural que ampliou a percepção do sentido de fonte histórica. Esta pesquisa é alicerçada no fato de que há um potencial historiográfico nos quadrinhos e por isso parte de um estudo da obra História da Paraíba em Quadrinhos de Emilson Ribeiro e Emir Ribeiro, promovendo um cotejamento entre os elementos explorados no quadrinho, em especial analisando os fatos que levaram a colonização e conquista da Capitania da Paraíba, com textos de José Octávio e Eliete Gurjão extraídos de obras literárias reconhecidas nos espaços de saber corroborando que os elementos apresentados nos quadrinhos espelham os fatos narrados por estes aclamados pesquisadores. Partindo desta premissa há uma investigação historiográfica da narrativa dos quadrinhos ao longo dos tempos, perpassando por sua origem e definição, passando pelos aspectos responsáveis por sua popularização a partir da década de 1930 e os fatores que levaram os quadrinhos a sofrer com preconceito nas Academias.
Descrição: SILVA, R. M. F. da. Colonização e conquista da Paraíba: um diálogo entre quadrinhos e historiografia. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27107
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Manoel Ferreira da SilvaPDF - Robson Manoel Ferreira da Silva921.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito369.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.