Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27128
Título: O reflexo da pandemia da Covid-19 na estrutura organizacional das empresas de contabilidade do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Souza, Clara Fascally Pereira de
Palavras-chave: Pandemia Covid-19
Empresas de contabilidade
Crise econômica
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: O presente estudo teve o propósito de analisar os reflexos da pandemia da Covid-19 nas empresas de contabilidade localizados no município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo que utilizou como procedimento de coleta de dados questionários adaptados compostos por 29 perguntas sobre as informações da empresa agrupadas da seguinte forma: i) Dimensão de pessoas; ii) Dimensão de clientes; iii) Dimensão de estrutura e iv) Dimensão de processos internos e gestão, aplicados através do Google Forms. A amostra foi constituída por 11 proprietários de empresas de contabilidade situados na cidade de Campina Grande-PB e registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB). Os resultados identificaram que na dimensão de pessoas 100% das empresas não tiveram a necessidade de demitir nenhum dos colaboradores; na dimensão de clientes 82% informaram que ocorreram mudanças no relacionamento com os seus clientes; na dimensão de estrutura 64% precisaram reduzir gastos e se adaptar com equipamentos de prevenção a Covid-19; na dimensão de processos internos e gestão 55% informaram que aderiram ao home office. Além disso, as empresas sofreram impactos na sua estrutura e tiveram que realizar adaptações para garantir o atendimento dos seus clientes de forma segura, com o auxílio do home office, as mídias sociais e medidas de prevenção. Conclui-se a importância da tecnologia no período mais crítico da pandemia, pois foi primordial para que as empresas de contabilidade continuassem trabalhando e mantendo a comunicação com seus clientes.
Descrição: SOUZA, Clara Fascally Pereira de. O reflexo da pandemia da Covid-19 na estrutura organizacional das empresas de contabilidade do município de Campina Grande-PB. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27128
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito575.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Clara Fascally Pereira de Souza.pdfPDF - Clara Fascally Pereira de Souza721.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.