Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27129
Título: Trabalho doméstico, afetividade e poder uma análise das relações patrão-empregada no filme que horas ela volta?(2015)
Autor(es): Figueiredo, Helena
Palavras-chave: Afetividade
Subjetividade
Trabalho doméstico
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar, a partir do filme Que horas ela volta?(2015), dirigido por Anna Mulyaert,como são representadas as relações de afetividade na dinâmica patrão-empregada doméstica, configurando estratégias de poder e controle, subjetivadas pela protagonista, Val, interpretada pela atriz Regina Casé.Adotamosa perspectiva da pesquisa qualitativa, selecionando aspectosdo filme para uma reflexão a partir da relação entre Cinema e História, amparadatambém emtrabalhos científicos (artigos) produzidos acerca do nosso objeto de pesquisa eda temática da históricainvisibilidade social da empregada/o doméstica no Brasil. Como aporte teórico-metodológico a esta pesquisa, utilizamos como principais autores (as): Ferro (1992), Ferraz et al., (2017), Oliveira et al., (2017), Silva et al., (2017)entre outros. Em linhas gerais, infere-se que a afetividade construída entre patrão-empregado é uma forma de controle da força de trabalho, mas que, de acordo com o filme, pode ser revista, atualizada, descontruída a partir de uma consciência sólida no tocante ao valor que se dá a si mesmo. Assim sendo, depreende-se que a personagem principal (Val), necessitou de um personagem coadjuvante/secundário (Jéssica) para lhe conduzir ao processo gradual de consciência que, como se pôde observar, foi submetido a uma série de conflitos até atingir o seu clímax: a saída de Val de forma voluntária da casa de seus empregadores.
Descrição: FIGUEIREDO, H. R. Trabalho doméstico, afetividade e poder uma análise das relações patrão-empregada no filme que horas ela volta?(2015). 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27129
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helena Rodrigues FigueiredoPDF - Helena Rodrigues Figueiredo566.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito771.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.