Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27138
Título: Escritas literárias de Maria Valeria Rezende e Carolina de Jesus: memória e história
Autor(es): Silva, José Emerson Gonçalves da
Palavras-chave: História
Literatura
Memória
Gênero
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: A escrita feminina no campo literário possibilita perceber as nuanças da produção das mulheres sobre situações sociais. A proposta desta pesquisa é fomentar uma discussão em torno da escrita feminina com ênfase nas obras de Maria Valéria Rezende e Carolina Maria de Jesus, articulada às questões em torno da memória e História. A escrita ficcional é uma representação de suas experiências: o viver, o cotidiano e as memórias fazem parte da construção do literato, possibilitando-nos uma maior aproximação das experiências verbalizadas contidas na essência das letras. Todavia, o discurso presente no literato estende-se além de um caráter estético, transformando-se em manifesto de memórias, vozes que ecoam para além dos sentidos. A invenção e a fabricação das múltiplas representações das experiências culturais, fecundadas na legitimidade da aproximação do ficcional com o real, gestam novos espaços dos quais a Literatura é observada como declaração histórica. Portanto, intenta-se, discutir por linhas gerais, a relação entre memória, História e Literatura alicerçada em Chartier (1990), Halbwaschs (1990); Nora (1993); Scott (1992); Certeau (2010); dentre outros autores. Considero a escrita literária uma ferramenta capaz de construir e ressignificar lugares de memórias, sendo esta responsável por identificar as realidades que emergem no coletivo, como também as representações que configuram os modos de ver, sentir e ler, o vasto mundo.
Descrição: SILVA, J. E. G. Escritas literárias de Maria Valeria Rezende e Carolina de Jesus: memória e história. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27138
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ EMERSON GONÇALVES DA SILVA - ART FINAL.pdfARTIGO: ESCRITAS LITERÁRIAS DE MARIA VALERIA REZENDE E CAROLINA DE JESUS: MEMÓRIA E HISTÓRIA431.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JOSÉ ÉMERSON - TERMO DE ACEITE.pdfTERMO DE AUTORIZAÇÃO - JOSÉ ÉMERSON GONÇALVES DA SILVA344.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.