Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27139
Título: A (in) visibilidade da agricultura familiar no município de Queimadas - PB
Autor(es): Santos, Valdenia Valentim
Palavras-chave: Agricultura familiar
Contribuição social
Autoconsumo familiar
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitula-se: “A (in) visibilidade da agricultura familiar no município de Queimadas (PB). Com ele, busca-se compreender o (não) lugar e/ou a (in) visibilidade da agricultura familiar. Os estudos iniciais apontaram a desconstrução, na compreensão e na análise, dos estigmas e/ou naturalizações sobre o campo, a agricultura, o agricultor familiar e as associações infundadas do campo a miséria, fome, pobreza, seca, atraso econômico, êxodo rural, entre outras vulnerabilidades e/ou desqualificações. Ciente do desafio, formula-se como problema (pergunta) de pesquisa: qual a contribuição social e econômica da agricultura familiar para o município de Queimadas (PB)? Parte-se da hipótese: “que a agricultura familiar produz e gera renda, e que existe a presença de uma renda não monetária no estabelecimento familiar que escapa às estatísticas oficiais”. A partir desse pressuposto foram elaborados os objetivos da pesquisa: investigar a composição da renda familiar na agricultura do município (geral) e, específicos:(1) mapear a produção: os tipos de cultivos por estabelecimento família; (2) selecionar os produtos que são comercializados, os adquiridos (comprados) e os que são direcionados para o autoconsumo e (3) identificar as principais atividades desenvolvidas para reprodução social familiar. A orientação teórico-metodológica deste trabalho será a abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, e a entrevista semiestruturada, como instrumento para selecionar as 5 (cinco) famílias e construção do roteiro com 14 (quatorze) questões abertas (Roteiro - Apêndice 1). Desse modo, se fará breves reflexões sobre a agricultura familiar no Brasil, e em Queimadas (PB), com recorte específico para a relação autoconsumo e a presença de dois tipos de rendas: (1) uma monetária e, outra, (2) não monetária. Acredita-se na contribuição dessa pesquisa para os estudos sobre o rural no município e, também, para novas abordagens sobre essa problemática.
Descrição: SANTOS, V. V. A (in) visibilidade da agricultura no município de Queimadas-PB. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27139
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito248.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Valdenia Valentim Santos.pdfPDF - Valdenia Valentim Santos4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.