Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luiza Luana Brito da-
dc.date.accessioned2022-07-27T14:43:30Z-
dc.date.available2022-07-27T14:43:30Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27145-
dc.descriptionSILVA, L. L. B. A formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusiva. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem a finalidade de analisar e refletir sobre questões referentes à formação docente e a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Se justifica a escolha do tema devido à ideia de que a educação é um direito fundamental por lei para todos os cidadãos, portanto deve ser assegurada como também cumprida e pelo fato de que muitos professores questionam a falta de preparo para incluir alunos com deficiência em sala de aula. Dessa forma, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa-interpretativa, com objetivos de analisar a formação dos professores efetivos dos cursos de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VI, verificando se tiveram disciplinas que abordassem a inclusão, investigando ainda se os docentes sabem o que é capacitismo. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário aplicado aos docentes envolvidos, e os resultados revelam a importância de investir em formações iniciais e continuadas, que sejam voltadas para o paradigma da inclusão, de modo que os docentes se sintam preparados para atender a diversidade inerente à sala de aula, como também saibam desenvolver práticas e estratégias inclusivas. Utilizamos como base para este trabalho documentos como a LBI (2015) e a Declaração de Salamanca (1994), e autores como Mantoan (2015), Skiler (2003), Medrado (2016), Aragón (2020), Farias (2019), Andrade (2015).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Náthaly Guisel Bejarano Aragónpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.titleA formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Luana Brito da Silva.pdfPDF - Luiza Luana Brito da Silva521.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito75.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.