Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27157
Título: As representações de fé e resistência na obra: Auto da Comparecida, de Ariano Suassuna
Autor(es): Roseno, João Maique Bezerra
Palavras-chave: Ariano Suassuna
Auto da Compadecida

Resistência
Data do documento: 12-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho busca por meio da obra teatral: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, evidenciar as representações de fé e resistência através das falas dos seus personagens, assim como também tratar da vida de Ariano Suassuna afim de compreender como se tornou um dos maiores nomes da literatura brasileira, partindo da sua infância até o momento em que cria a obra do Auto da Compadecida, o auto foi escolhido como material de estudo por conter os objetos principais para essa pesquisa como: o espaço geográfico, o sertão nordestino e seus personagens como: Chicó e João Grilo que são marcados pela constante luta contra a fome e a miséria, mas capazes de sobreviver a partir de sua astucia e das suas enganações, usando a fé popular a seu favor. Nessa obra Ariano Suassuna pretende representar o que seria o sertão nordestino partindo de temas populares presentes nos poemas de folhetos de cordel, valorizando além do próprio teatro, a literatura e a poesia dos ditos populares e nordestinos.
Descrição: ROSENO, J. M. B. As representações de fé e resistência na obra: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27157
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Maique Bezerra RosenoPDF - João Maique Bezerra Roseno379.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito280.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.