Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27159
Título: A política oligárquica na Paraíba entre 1889 ­- 1930: breves comentários
Autor(es): Lima, Lieverton Geizon Serpa Barbosa de
Palavras-chave: Primeira república
Paraíba
Oligarquias
Data do documento: 21-Jul-2022
Resumo: Este trabalho versa sobre a influência das oligarquias nos Estados e na Paraíba entre 1898 e 1930. Na Paraíba, logo após a Proclamação da República ou golpe de 1889, pode-se observar algumas famílias oligárquicas assumindo o poder e permanecendo do controle do Estado durante anos. Dentre as oligarquias que se destacaram podemos citar a Venacista, Alvarista e Epitacista. Nesse sentido, inicialmente procuramos falar sobre a Proclamação da República em 1889, e de forma resumida como foi a Primeira República no Brasil. Em seguida discutimos as questões relacionadas a Paraíba buscando entender como se dava a organização e controle desses grupos oligarcas no Estado, bem como tentamos compreender o impacto do coronelismo. Para tal, realizei pesquisa e leitura em uma série de dissertações e livros que tratam do tema, portanto, trata-se de uma pesquisa historiográfica. Foi possível observar que as disputas oligárquicas paraibanas estavam conectadas com as estratégias políticas da Primeira República que tinha como base a “política dos governadores” ou “Política dos Estados” onde os governos estaduais garantiam o poder dos chamados “coronéis” através de alianças e troca de favores e a nível federal estes governadores com ajuda dos “coronéis” elegiam Presidentes em troca do reconhecimento do seu poder para manterem o domínio nos Estados, formando uma interdependência entre as diferentes esferas de poder: federal, estadual e municipal.
Descrição: LIMA, L. G. S. B. de. A política oligárquica na Paraíba entre 1889 - 1930: breves comentários. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27159
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lieverton Geizon Serpa Barbosa de LimaPDF - Lieverton Geizon Serpa Barbosa de Lima977.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito181.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.